12.06.2022

Em 1992 ..1996..sobrevivência

 Em 1960...1992...1993... um ou  o tempo que dá base para hoje, quem não entende, desculpe,

Em 1996, faz uns 26 anos, li um livro fantástico e que marcou muito, chamado “Only the Paranoid 

Survive”, do então CEO da Intel, Andrew Grove. 

No livro, que considero um clássico em gestão e skills de liderança, ele mostra que as empresas devem estar constantemente alertas para mudanças inesperadas, e tem que, muito rapidamente, se adaptar ou simplesmente irão desaparecer. 

Ele fala em Ponto de Inflexão Estratégico, que pode ser desencadeado por qualquer coisa, seja uma mudança na regulação ou uma inovação tecnológica, à primeira vista, distante do seu atual “core business”. Quando um Ponto de Inflexão Estratégico é alcançado, as regras comuns dos negócios, o “business as usual” perdem a validade. No entanto, se gerenciado corretamente, um Ponto de Inflexão Estratégico pode ser uma oportunidade de vencer no mercado e emergir mais forte do que nunca. Essa lição continua mais válida que nunca nos dias de hoje, com as mudanças aceleradas e impulsionadas pela evolução da tecnologia digital, batendo às portas. As regras do jogo de negócios estão sendo reescritas e muitas das atuais irão desaparecer mais cedo ou mais tarde.

Os CEOs devem estar preparados para reconsiderar como sua empresa opera hoje e em qual contexto estará operando em poucos anos. Com as empresas se transformando em empresas fortemente escoradas em tecnologia, pela inclusão da digitalização nos serviços e produtos, as competências digitais se tornarão cada vez mais importantes. As organizações do século 21 serão empresas de tecnologia com foco em alguns serviços específicos.

A jornada de transformação digital impõe mudanças significativas, como a revolução industrial ocasionou anteriormente. A industrial nos deixou a eletrificação da sociedade, as atuais estruturas organizacionais, as especializações e os atuais setores de indústria. A digital vai nos deixar a digitalização da sociedade, setores desaparecem e outros se aglutinando, novos negócios surgindo. As empresas têm que se preparar para essa mudança, que já está acontecendo. As atuais defesas não serão barreiras intransponíveis.

O que fazer?

Obtenha capacitação digital, e mapeie seus talentos para que a digitalização seja inserida no DNA da empresa. Seja um líder visionário, convença a empresa da urgência da digitalização, monitore paranoicamente potenciais invasores e ameaças, crie suas próprias competências digitais e faça você mesmo o desmanche das fronteiras.


 

No comments:

IA é o seu Ás!

IA é nada ou mundo de novo para alguns, ou até tudo para alguns, mas sem falsas modéstias mas quem vive, cresceu na área de programação de c...