7.02.2012

Gestão de Projetos ou navegamos sem mapa ? Como ?


Muitos profissionais que gerenciam projetos na área de TI reclamam : será que vou ter tempo de controlar as minhas atividades registradas num projeto numa ferramenta, seja qual for, já ouviu isto ? 
Mas é verdade temos muitos que dizem...isto ...acreditem ...
Imagina um navegador sem a ferramenta dele..o astrolábio, imagina ?

Astrolábio antigo 


Ou também alguns dizem :  prefiro registrar numa planilha MS-Excel ou  no bloco de notas ou Textedit, bem isto é alarmante! 
Aprender e ter boas práticas de gerência começa na escola dos profissionais ou as ditas academias, obter bons resultados é consequência de uma boa gerência. Com todas as referências dos projetos controlada seja técnica ou não, é necessário registrar as atividades, classifica-las e assim extrair contextos do andamento das resoluções de cada problema do projeto. As visões tem de caminhar, andar juntos ao da ciência e a comercial, para a tecnologia da informação ser absorvida com boas visões. Preocuparmos no dia a dia dos projetos de TI e uma delas é a gerência estar ciente da importância do registro dos passos do projeto, compreendendo o andamento e criando um contexto profissional e não pessoal do projeto, pois qualquer ferramenta de bom nível, conseguirá apoiar estaticamente ou dinamicamente, ferramentas de apoio a gestão de projetos como o MS - Project apresenta controle de informações que podem estar baseadas em adequações seja em padrões do PMI(Project Management Institute) ou do IPA(Independent Project Analysis) ou até de algum método criado pela empresa assim o MS-Project apresentará uma boa perspectiva em agregarmos valor ao serviço executado e conter melhor gestão de riscos, cronograma, metas, recursos. As dificuldades são variadas num projeto de TI, com o perfil que vivemos hoje de ciclos não definidos de profissionais da área, orçamentos escassos, tecnologias em mudança, evolução, pois isto sem uma ferramenta como controlamos ? É um desafio ! Tendo um padrão de trabalho baseada em referências profissionais e acadêmicas, cruzando com a prática de gerentes de projetos que procuram a verdade de cada tarefa a ser executado, para em conjunto terem bons resultados, mitigar os assuntos, temas do projeto e isto contendo dentro de uma ferramenta automatizada que dispara resumos, gráficos com certeza minimizará maus entendimentos e decisões. 
Pensamos como um bom navegador sem mapa sobreviveria no mar ? 
E o caso de um gerente de projeto, um líder técnico, um gestor sem uma ferramenta de apoio, auxílio de registro não é !? Imagina gerentes sem base de direção de suas decisões, e onde esta a base ?  As buscas contínuas em sabermos os pontos de erro, tentarmos estar preventivos aos problemas sem um mapa do projeto, sem uma ferramenta, sem uma equipe técnica de boa vivência e esta sem um guia e sem uma ferramenta guia do projeto como será que seria o resultado ?

Ferramentas atuais de apoio de gestão de projetos em TI, que indico conhecer e usar, para não ficarem a "deriva" :

a. Microsoft Project 2010
b. Oracle Primavera 
c. OpenProject

No comments:

LinuX road Specialist

Phase 1 – Start Using it Phase 2 –  Read the best books on Linux Phase 3 – Try different distros Phase 4 –  Follow essential Linux websi...