8.07.2011

Python no Android da Google

O Sistema Operacional Android da Google não esta somente para Java, encontrei algumas informações na CodeBakers e implementei um exemplo em Android com o minha preferida linguagem, o Python.

Isso mesmo, quem está começando no desenvolvimento de aplicativos para Android, automaticamente é levado para classes, códigos e exemplos utilizando a linguagem Java, da Oracle.

A verdade é que o Google oferece de forma oficial o Android SDK para utilização com linguagem de Programação Java e essa é uma característica comum para as APIs Google, um bom exemplo é o framework Ajax GWT (Google Web Toolkit).

Python é uma realidade, não tem o apelo comercial da Oracle, mas inclusive como sempre é muito mais extensível e ELEGANTE implementar em Python do que Java, claro que na minha opinião

Mas ao contrário do que muitos pensam, o Java não é filho único no desenvolvimendo Android, existe também o Android - NDK, onde é possível criar Apps com as linguagens C/C++, o Mono para desenvolvimento com C# (Microsoft .NET) e para a minha alegria encontrei o artigo Python no Android  no BLOG dos colegas no website da The Code Bakers.

O projeto Python for Android, como o próprio nome diz, é uma solução para que desenvolvedores da linguagem Python possam migrar ou criar novos aplicativos para a Plataforma Android, para executar o Python for Android são necessários poucos passos e pode ser realizado de duas maneiras: Usando uma AVD (Android Virtual Device) ou um smartphone que execute no mínimo Android 2.1 Eclair.

Os passos para implementar no Android são :


Baixe esses arquivos no smartphone ou dentro de uma AVD:




O exemplo de código fonte segue abaixo :


import android

droid = android.Android()
name = droid.dialogGetInput("MyHello", "What is your name?").result
if name:
   droid.makeToast("Hello Man, %s!" % name)
else:
   droid.makeToast("You again, Silent Jacob?!")


No comments:

Node.js?

  Node.js? It is JS or Javascript yes, it is the basis.  Yes the old Javascript that today has a strong front and back end stack, the same s...