5.29.2011

Push to Talk, Push to Cellular, Presence Voice over IP, and Data IP Push Strategies, Market Shares, and Market Forecasts, 2008 to 2014 - Market Research Reports - Research and Markets

Push to Talk, Push to Cellular, Presence Voice over IP, and Data IP Push Strategies, Market Shares, and Market Forecasts, 2008 to 2014 - Market Research Reports - Research and Markets

O P2T (Push-to-Talk over IP) é um serviço de voz sobre IP (VoIP) em redes smartphones, tablets com uso de GPRS, EDGE, GSM, 3G, que funciona atraves de um software embarcado em plataformas Nokia, BlackBerry, IPhone, Samsung, HTC e Sony Ericsson de smartphones, podendo obter servicos de audio, video e texto tambem, com nivel minimos de criptografia e maximo.

Sua comunicação pode ocorrer de forma direta um-para-um ou um-para-muitos. Para estabelecer uma comunicação, basta selecionar uma pessoa ou um grupo no terminal. Feito isso, é só pressionar um botão e começar a falar. Isto torna a comunicação instantânea, ou seja, o destinatário não precisa apertar qualquer tecla para atender. É óbvio que caso o destinatário estiver participando de uma reunião importante ele definirá seu status como “desligado”, mesmo com o aparelho ligado.

A chamada de voz, num sistema celular convencional, é baseada na comutação de circuitos em modo full-duplex. Isto implica na reserva de recursos durante toda a chamada e na liberação desses recursos quando a mesma for finalizada. Já o PTT (Push-to-Talk) funciona de forma diferente. Os recursos são reservados apenas quando necessário e em uma direção de cada vez. Análogo ao walkie-talkie, esta tecnologia é half-duplex. Por isso, “aperta-se o botão para falar”. E, como já exposto no parágrafo anterior, não há necessidade do destinatário pressionar uma tecla para atender. Caso seu status estiver definido como “disponível”, a conversa será iniciada. Outro detalhe: os aparelhos emitem um pequeno sinal sonoro assim que o canal é liberado. Isto poupa o usuário de finalizar a mensagem com a palavra “câmbio”.

Quanto a arquitetura basica do software P2T , há dois elementos a serem considerados: o servidor e o terminal Push-to-Talk. Quando o botão PTT é pressionado, o terminal envia pacotes IP, pela rede de dados, ao servidor P2T. O servidor os confere, com sua autenticacao sobre quem requisita e os encaminha ao receptor final. A sinalização entre os dois é feita através do SIP (Session Initiation Protocol). Já os pacotes de voz são transferidos pelos protocolos RTP/UDP/IP (Real-Time Transport Protocol/User Datagram Protocol/Internet Protocol), ou seja a tecnologia e moderna mas o protocolo e nosso velho amigo dos servicos TCP/IP.



No comments: